quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Perguntas Pós-Eleição: Você tem fome de que? Estamos satisfeitos ou resignados?

Não vou aqui emitir juízo de valor sobre os resultados das Eleições 2010 .... Apenas deixo as perguntas para reflexão.... E também alguns trechos do magnífico "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, para inspirar nosso próximo 31 de outubro,  "Cumpadre meu Quelemém!"

"Viver é negócio muito perigoso...."

"O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente.
Eu sou é eu mesmo. Diverjo de todo o mundo...
Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.
O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre – o senhor solte em minha frente uma idéia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém!
Olhe: o que devia de haver, era de se reunirem-se os sábios, políticos, constituições gradas, fecharem o definitivo a noção – proclamar por uma vez, artes assembléias, que não tem diabo nenhum, não existe, não pode.
Valor de lei!
Só assim, davam tranqüilidade boa à gente.
Por que o Governo não cuida?!
Ah, eu sei que não é possível. Não me assente o senhor por beócio.
Uma coisa é pôr idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias...
Tanta gente – dá susto de saber – e nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendo chuva e negócios bons...
De sorte que carece de se escolher: ou a gente se tece de viver no safado comum, ou cuida só de religião só. (...)


Hem? Hem? O que mais penso, testo e explico: todo-o-mundo é louco.
O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar.
Reza é que sara da loucura."

Ahhh.... eu deliro com esses trechos de Guimarães Rosa....
Muuuiiitoooo boooommmmm!!!!!
A foto é de Evandro Teixeira, grande fotógrafo do sertão. 

Um comentário:

  1. Lindo! Delirei com o post!
    Era para, justamente, o contrário. Texto para reflexão e não delírio, mas com Guimarães Rosa... As mazelas tornam-se belas.
    Eu poetizando os problemas sempre!
    Bjos.

    ResponderExcluir